under construction

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM IYENGAR YOGA 2017-2019

INFORMAÇÕES

“Aprender é uma arte tanto quanto ensinar.” 

(B.K.S. Iyengar)

AGENDA 2017

São Paulo - 5  encontros

Local - Sala Crisantempo

Endereço - Rua Fidalga, 521 - Vila Madalena.

Datas - domingos

19 de fevereiro

2 de abril

4 de junho

20 de agosto

1º de outubro

Horários

 

9h30 às 12h30 e das 14h às 17h.

 

Uberlândia - 3 encontros (9 dias)

Local -  Premavati –Espaço de Yoga

Rua da Paz, 491, Morada da Colina.

Datas

10 a 12 de março

9 a 11 de junho

15 a 17 de setembro

Horários

Sextas-feiras: 19 às 20h30

Sábados: 10 às 13h e 14h30 às 17h

Domingos: 10 às 13h.

INTENSIVO - 5 dias

Local -  Fazenda Pousada Maristela

 

Datas 

1º ao 5 de novembro de 2017.

​​

Como será a formação em Iyengar Yoga pelo CIYSP

Este curso será coordenado e ministrado por Rosana Seligmann, tendo como convidadas as professoras Agrippina Pakharukova (filosofia) e Michele Schultz (anatomia).

Para seguir uma formação para se tornar professor de Iyengar yoga é preciso ter praticado regularmente o método Iyengar com um professor certificado por um tempo mínimo de dois anos.

Esta formação dura três anos, compreendendo um ano de pré-formação e dois anos de formação. A seleção de entrada definitiva será feita no fim do primeiro ano (o ano de pré-formação).

O ano de pré-formação terá duas turmas, uma no Centro Iyengar Yoga São Paulo (CIYSP) e outra no Premavati – Espaço de Yoga (Uberlândia). Ele é constituído de 60 horas de aulas, sendo 30 horas em encontros no Centro Iyengar Yoga S.P. ou no Premavati e cinco dias de retiro intensivo no mês de novembro, aonde as duas turmas irão se juntar, na Fazenda Pousada Maristela, em Tremembé.

Esse programa é principalmente voltado ao estudo e à prática do Iyengar yoga. Os praticantes adquirem assim um programa evolutivo de posturas para que possam praticar e estudar em casa. Abordaremos também neste primeiro ano, o estudo analítico das posturas e os elementos da filosofia do yoga.

Os alunos receberão uma bibliografia que deverá ser lida e estudada durante o ano. Nos intensivo de novembro na Pousada Maristela receberemos a professora Agrippina que ministrará as aulas de filosofia baseadas nas leituras e nos trabalhos previamente feitos pelos alunos.

O programa de pré-formação permitirá que o aluno saiba se ele possui de fato a vocação para o ensino do yoga.

 

A formação propriamente dita (2 anos) acontecerá exclusivamente no Centro Iyengar Yoga São Paulo e será dividida em 7 finais-de-semana em São Paulo e cinco dias de retiro intensivo fora de SP, por ano. Assim como o ensino de B.K.S. Iyengar, essa formação é muito exigente e demanda tempo para praticar e estudar (devem-se contar no mínimo três horas por dia durante dois anos). Em compensação, ela dá direito, após um período de avaliação (caso o aluno tenha sucedido nessas avaliações), a um certificado sério e internacionalmente reconhecido, emitido pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute de Puna e entregue pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga. Este certificado dá o direito de se ensinar yoga no método Iyengar e é a garantia de uma base bastante sólida no ensino do yoga.

A partir do segundo ano, além das aulas de asanas, pranayamas, pedagogia do yoga e filosofia serão incluídas no curriculum aulas de anatomia e fisiologia aplicadas ao yoga. Estas aulas serão ministradas por Michele Schultz.

A adequação dos asanas em casos terapêuticos, a prática no período menstrual e durante a gravidez, como observar e como dar ajustes serão também temas de estudo durante os anos de formação.

Centro Iyengar Yoga São Paulo | Rua: São Gall, 488 | tel: 11- 3862-8940 | whats app: 11- 95653-7455|  info@centroiyengaryoga.com.br