PROFESSORES
ROSANA SELIGMANN
Me formei em Letras pela USP, trabalhei 15 anos como atriz. Durante 12 anos lecionei no Curso de Comunicação e Artes do Corpo da PUC/SP. Em 1998 comecei a praticar yoga e em 2000 fui estudar na Índia pela primeira vez. O universo do yoga se tornou tão apaixonante que, na volta, passei a me dedicar exclusivamente ao yoga.
​
Fiz a formação para professores no Iyengar Yoga Institute Amsterdam. Até 2019 viajei regularmente à Índia para estudar com a família Iyengar. De 2002 a 2005 morei em Colônia, Alemanha, onde ministrei aulas de yoga. Fiz a Pós Formação para Professores de Iyengar Yoga (2012 a 2015) em Madri e Barcelona. Sou professora certificada internacionalmente no nível Sênior Intermediário II, ministro mentoria / curso de formação para professores em Iyengar Yoga e coordeno o Centro Iyengar Yoga São Paulo.
​
Tenho a sorte e a alegria de ter Gabriella Giubilaro como professora. Traduzo e reviso artigos e livros de yoga.
​
Junto ao meu marido e nossos dois filhos, cultivo, me alimento e faço doações quinzenais de alimentos orgânicos a moradores de rua; continuamente me dedico a ministrar e a organizar workshops nacionais e internacionais cuja renda é doada à ONGs relacionadas a comunidades indígenas ou à causa das crianças (do NE brasileiro, da Etiópia, da Palestina, de Mumbai etc.).
​
Minha alegria é praticar e compartilhar yoga, unir pessoas e forças criativas para que o mundo possa ser mais justo, sustentável, mais democrático, mais vivo.
JULIA MATTOS
Praticante de yoga desde 2002. É formada em arquitetura no Mackenzie e desde 2012, com a chegada de seu primeiro filho, divide seu tempo entre a família, o yoga e, às vezes, a arquitetura.É formada em Iyengar Yoga e ao longo dos últimos anos estudou com vários professores seniores internacionais, aperfeiçoando sempre seus estudos e seu ensino. É professora certificada pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga e pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em Puna, Índia.
LUCIANA CESTARI
Graduei-me em Direito pela USP em 2002 e atuei como advogada até 2011. Inquieta em busca de uma profissão que mais se ajustasse aos meus interesses, paralelamente ao trabalho, cursei Psicologia e, nesta segunda graduação, formei-me em 2009. Em seguida, cursei pós-graduação em Psicanálise e trabalhei na área até 2013, quando minha filha nasceu.
​
Nesta incessante trilha profissional, cursei também pós-graduação em Acupuntura e Shiatsu, já mais perto de uma filosofia que, além do puramente intelectual, abordasse corpo e mente em sintonia.
Amante de atividades físicas desde a infância, pratiquei diversas modalidades: ballet, sapateado, jazz, flamenco, musculação, pilates, natação, krav-magá.
Em 2010, experimentei o Yoga e nunca mais parei de praticar. Como não amar algo que une tudo o que eu tinha buscado a vida inteira: ética, intelecto, corpo, mente, saúde e equilíbrio físico e emocional? Buscava vídeos e livros para praticar em casa sozinha e, um dia, descobri que existia pós-graduação em Yoga. Em 2015, decidi começar mais esse curso e foi quando entendi que aquilo que procurava para mim era o que eu queria compartilhar com todos.
Aos 36 anos, nasceu despretensiosamente minha profissão e, em 2017, nasceu meu segundo filho. Em 2019, conheci o Iyengar Yoga e, desde então, o CIYSP virou minha segunda casa.
Para mim, o Yoga é completo!
GEISA FRANÇA
Estudei Design de Multimídia e trabalho com produção executiva de filmes e conteúdo para tevê.
​
Comecei a praticar Iyengar Yoga em 2011, e ao longo dos anos participei de vários workshops com professores certificados do Brasil e do mundo.
​
Sempre gostei muito de estudar, e ao começar a dar aulas logo percebi que o melhor jeito de aprender é ensinando.
Cursei a Formação em Iyengar Yoga no CIYSP de 2017 a 2019, e pude estudar no RIMYI pela primeira vez em 2018, o que transformou profundamente a minha relação com a prática de yoga.
​
Em 2021 certifiquei-me como professora de Iyengar pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga e pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em Puna, Índia.
​
Traduzo artigos e vídeos de yoga, e contribui na tradução para o português da Apostila "Diretrizes Básicas para Professores de Yoga" de Geeta Iyengar.
​
Nas horas vagas gosto de fazer atividades que me permitam estar em contato com a natureza, especialmente trilhas.
Para mim aprender e ensinar é um meio de entrega.
SILVIA STOCCHE
Sou arquiteta formada pela FAU-USP em 1992, e sempre apreciei muito a união entre arte e ciência existente nessa profissão.
​
O yoga sempre me chamou, mas só aceitei seu convite ao me mudar para Nova Iorque com minha família em 2006, e iniciei aí minha prática. Algum tempo depois, ao nos mudarmos para Madrid, descobri o Iyengar Yoga, e mais uma vez me apaixonei pela união entre arte e ciência, agora completada pela filosofia.
De volta ao Brasil em 2011, passei a me dividir entre o escritório de arquitetura e minhas práticas e estudos de yoga, que então se intensificaram conforme foi surgindo a vontade de poder compartilhar essa disciplina tão transformadora.
Em 2016 me certifiquei professora de Iyengar yoga e fiz minha primeira viagem ao Instituto Iyengar em Pune- Índia. Logo depois, sob a mentoria de Rosana Seligmann, passei a dar aulas no CIYSP.
​
Minha grande curiosidade pela anatomia do corpo em movimento e meu interesse pela filosofia do yoga guiam meus estudos contínuos, e hoje, além de ensinar, me dedico à tradução de livros e textos sobre Iyengar Yoga e Astanga Yoga de Patanjali.
​
Meu compromisso genuíno com a disciplina yogica e os ensinamentos da família Iyengar caracterizam minhas aulas. Tocar os demais, compartilhando essa paixão, não só me alegra, como é o que me move!
FÊ VIDAL
​Como descrever a alegria das pequenas conquistas e a felicidade dos primeiros passos?
Como colocar em palavras os instantes de dúvidas e a gratidão dos encontros únicos?
Respiro profundo e agradeço por ter nessa caminhada escolhido "erradicar as interrupções" - como B.K.S. Iyengar nos ensina - e deixar que o rio flua suavemente.
Assim aconteceu quando conheci o yoga em 2005. 10 anos depois, passei a me dedicar totalmente ao yoga e parei de advogar.
Em 2016 me certifiquei professora de Iyengar pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em Pune, Índia. No final do mesmo ano me mudei do Rio de Janeiro para São Paulo e comecei a praticar e estudar com Rosana Seligmann. Em 2017 e 2018 dei aulas no CIYSP até nascer a minha primeira filha. Com muita alegria retorno ao CIYSP em 2024 como professora, agora mãe de dois.
GRAZIELA MANTOANELLI
Sou mestre em nutrição pela USP e formada em artes cênicas.
Entrei para o universo do yoga por acaso. Uma amiga que fazia formação em Iyengar Yoga me convidou para ser sua aluna par que ela pudesse treinar dar aulas. O que me manteve ali, inicialmente, foi a curiosidade. Tudo me deixava muito intrigada. Por que cobertor? Quando usa, quando não usa? Esse universo apaixonante do yoga foi penetrando aos poucos em minhas células e me levou a fazer uma nova formação.
Me formei em Iyengar Yoga com a Rosana Seligmann, minha professora há 14 anos. Conheci e aprendi com professores preciosos, como Gabriella Giubilaro, Garth McLean, Maria-Jesus Lorrio, Faeq Biria, entre outros. Estudei no Ramamani Iyengar Yoga Memorial Institute por duas vezes com a família Iyengar.
Se no início o que me mantinha no caminho do yoga era a curiosidade, hoje posso dizer que é a estabilidade. Divido o palco do yoga com a produção e direção de documentários, em ambos, a observação e a sensibilidade são fundamentais. Hoje sei que o Yoga é o chão que me permite voar nos filmes. Espero aterrar junto com vocês.
NOAH BRANDSCH
Tenho 17 anos e estudo História na USP. No meu aniversário de 6 anos pedi de presente para minha mãe uma aula de yoga para meus amigos. Desde então, faço yoga regularmente. Fui para Puna, Índia, pela primeira vez com 1 ano e meio de idade, acompanhando meus pais. Depois disso, voltamos inúmeras vezes e quando tinha 7 anos comecei a frequentar as aulas para crianças da Abhijata Iyengar, Abhay e de outros professores no RIMYI. Durante 10 anos fiz aulas com a Rosana e hoje sou aluno entusiasmado da Geisa França. Mel Vieira me desvenda o universo profundo da capoeira. Fiz a revisão da tradução do “Curso Intermediário” de Geetaji Iyengar para o português. No tempo livre adoro ler, fazer música e caminhar. Estou muito feliz de poder compartilhar yoga com outras crianças e adolescentes, especialmente nesses tempos de tormentas.